segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Craque do Mês


O craque do mês de Dezembro é Alex, meia-atacante do Internacional de Porto Alegre, que fez um ano de 2008 sensacional e para mim ele é o craque do Brasileirão deste ano.

Alex começou sua carreira no Atlético Pirassununguense, equipe do interior de São Paulo, e por lá Alex atuou por dois anos, de 2001 até 2003. Ainda em 2003, partiu para o Guarani de Campinas, onde o seu futebol começou a aparecer para o grande público.

O atual craque colorado, jogou por um ano no Guarani, fazendo 4 gols em 39 partidas. Suas belas atuações, principalmente no Paulistão, chamaram a atenção do Internacional, e então Alex se transferiu para o Beira-Rio no ano de 2004.


No ano de 2006, Alex teve uma grande participação na campanha histórica do Internacional, que naquele ano faturou a Taça Libertadores da América e o Mundial da Fifa no Japão. Mas foi neste ano de 2008, que o jogador se tornou peça-chave na equipe colorada. No primeiro semestre, foi o artilheiro do Gauchão 2008 e consequentemente foi eleito o craque do campeonato.

Já no segundo semestre, o jogador segue fazendo belas atuações no Brasileirão, mesmo com o Inter não lutando pelo título e uma vaga na Libertadores, e na Copa Sul-Americana, onde tem totais condições de levar o Internacional, a ser o primeiro campeão brasileiro da competição. Alex, juntamente com Guiñazu, Magrão, D´alessandro e Nilmar, estão levando novamente o Internacional ao topo de uma competição.

Como já disse anteriormente, o time colorado poderia ter sido melhor neste Brasileirão, mas mesmo assim, considero Alex o craque deste campeonato, pois fez belíssimas atuações e foi decisivo em várias partidas. O ano foi tão importante para o jogador, que ele foi convocado pela primeira vez para Seleção Brasileira. Parabéns Alex!!


Ficha-Técnica
Nome: Alex Raphael Meschini, Posição: Meia-atacante Data de nascimento: 25/03/1982, Local de nascimento: Cornélio Procópio-PR, Altura: 1.75 m, Peso: 71Kg
Clubes: Atlético Pirassununguense, Guarani e Internacional-RS
Títulos: Campeonato Gaúcho: 2004, 2005 e 2008. Taça Libertadores da América: 2006. Mundial da Fifa: 2006. Recopa Sul-Americana: 2007. Copa de Dubai: 2008 e Copa Sul-Americana: 2008.

domingo, 2 de novembro de 2008

Craque do Mês


O craque do mês de Novembro é Alessandro Del Piero, meia-atacante da Seleção Italiana e um dos principais jogadores que a Juventus de Turim já teve até o momento.
Del Piero começou sua brilhante carreira, em 1991, no modesto Padova, que hoje está na Série B do Calcio, e atuou na equipe em apenas quatorze jogos. Já no ano de 1993, se transferiu para a Juventus, onde permaneceu até hoje, tornando-se o maestro da "Velha Senhora" e sendo o camisa 10 da equipe.

Na primeira temporada, o jogador teve algumas chances na equipe principal, e sempre que entrava, mostrava suas habilidades e quem acompanhava aquela época, já previa que Del Piero seria um craque. E na segunda temporada, todo o otimismo envolvendo o jogador se confirmou, e logo ele se tornou titular da Juve.


Desde então, Del Piero segue fazendo história na Juventus, e no último Campeonato Italiano, foi artilheiro da competição com 21 gols, ultrapassando Totti, Trezeguet e Borrielo, isso já com 33 anos de idade. A cada dia, o craque italiano continua surpreendendo, e no último final de semana, fez um golaço espetacular, na vitória da "Velha Senhora" sobre a Roma, que perdeu por 2 x 0, o outro gol foi de Marchionni, contando com passe de Del Piero.

Pela "Azzurra", Alessandro já contabiliza dezessete anos de "serviços prestados" a seleção, e foi através dela que ele fez jogos elogiosos e decisivos. Na Eurocopa de 2000, foi um dos principais destaques da Itália, sendo o jogador que mais deu assistências do torneio. Na Copa do Mundo de 2006, mesmo reserva da Seleção de Lippi, foi decisivo no jogo contra a Alemanha, pela Semi-Final, onde fez um dos gols da vitória, dois minutos após entrar na partida. Me recordo que neste jogo, comemorei bastante aquele gol magnífico, que eliminou a Seleção da casa. Jogaço aquele.

Na minha opinião, Del Piero está entre os melhores jogadores que a Itália já produziu, sua habilidade e sua explosão na hora dos gols, o conduzem ao patamar de: Baggio, Maldini, Totti, Buffon, Baresi, Bergomi, Cannavaro e Bruno Conti. Que Del Piero, continue nos brindando, por mais alguns anos, com seu belíssimo futebol. A "Azzurra" e a "Juve" agradecem!!

Ficha-Técnica

Nome: Alessandro Del Piero, Posição: Meia-Atacante Nascimento 09/11/1974, Local de nascimento: Conegliano (ITA) Altura: 1,73 e Peso: 73 kg.
Clubes: Padova e Juventus.
Títulos: Campeonato Italiano - 1995, Copa da Itália - 1995, Supercopa Italiana - 1995, Copa dos Campeões da Europa - 1996, Mundial Interclubes - 1996, Supercopa Européia - 1996, Campeonato Italiano - 1997, Supercopa Italiana - 1997, Campeonato Italiano - 1998, Campeonato Italiano - 2002, Supercopa Italiana - 2002, Campeonato Italiano - 2003 (Todos com a Juventus) e Copa do Mundo - 2006- (Italia).

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Craque do Mês - ESPECIAL

O craque do mês de Outubro é Jay-Jay Okocha, ex-meia da seleção nigeriana que se aposentou no mês de Junho, após ajudar o Hull City a conseguir o acesso para Premier League.

Okocha sempre foi um jogador que muito me chamou a atenção. Na Copa do Mundo de 1998 jogou demais, juntamante com uma geração vitoriosa da Nigéria que tinha: Sunday Oliseh, Garba Lawal, Babangida, Kanu, Babayaro, Amokachi, Taribo West e depois Oruma e Oba-Oba Martins.


Jay-Jay começou sua carreira no Enugu Rangers, time da cidade ao qual ele nasceu. De lá ele partiu para o Neukirchen da Alemanha, onde atuou por apenas uma temporada. Seus belos dribles e jogadas o levaram rapidamente para o Eintracht Frankfurt, onde fez 16 gols em 90 partidas.


No ano de 1996, Okocha se transferiu para o (na época) emergente Fenerbahçe, onde teve grande destaque fazendo 30 gols em 63 partidas. Jay-Jay teve suas atuações bastante destacadas pela mídia na época, não só no time turco, mas também pela seleção nigeriana na Copa do Mundo de 1998. Após o término da Copa da França, rumou para o Paris Saint-Germain, onde teve algumas boas atuações e jogou por quatro temporadas.

Logo após a Copa do Mundo de 2002, o craque nigeriano foi contratado pelo inglês Bolton Wanderers, time em que o jogador atuou mais vezes na sua carreira, com 124 partidas e anotando 14 gols. Em 2006, recebeu uma proposta tentadora do Qatar Sports Club, e então resolveu ir tentar a sorte por lá. Mas a aventura durou apenas um ano, e Okocha retornou para a Inglaterra para atuar no Hull City, na época na segunda divisão.

Na temporada passada, ajudou o simpático Hull City a conseguir o tão almejado acesso para a Premier League deste ano. Infelizmente quando Jay-Jay poderia voltar a atuar pela primeira divisão do país, o nigeriano resolveu encerrar a sua bela carreira de jogador, que pela seleção de seu país, atuou por 8 anos em 75 partidas, fazendo 14 gols.

Jay-Jay Okocha na minha opinião, foi um dos melhores jogadores africanos que vi até hoje, seus dribles eram sensacionais. Valeu Jay-Jay Okocha!!


Ficha-Técnica

Nome: Augustine Jay-Jay Okocha, Nacionalidade: Nigeriana, Data de Nascimento: 14/08/1973, Altura: 1,74, Peso: 70 kg, Lugar onde nasceu: Enugu, Nigéria. Último Clube: Hull City.
Títulos: Copa da França pelo Paris Saint-Germain, 1998. Copa da África pela Nigéria, 1994 e Medalha de Ouro em Atlanta 1996, pela Nigéria.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Champions League volta com força total


O maior torneio do futebol europeu, retorna em grande estilo nesta terça-feira, com a previsão de jogos emocionantes e altamente competitivos.
Abaixo os grupos da Liga dos Campeões, temporada 08/09:

Grupo A: Chelsea (ING), Roma (ITA), Bordeaux (FRA), Cluj (ROM)

Palpites Grupo A: Chelsea e Roma.

Grupo B: Inter (ITA), Werder Bremen (ALE), Panathinaikos (GRE), Anorthosis (CYP)

Palpites Grupo B: Internazionale e Werder Bremen.

Grupo C: Barcelona (ESP), Sporting (POR), Basel (SUI), Shakhtar (UCR)

Palpites Grupo C: Barcelona e Shakhtar Donetsk.

Grupo D: Liverpool (ING), PSV (HOL), O. Marselha (FRA), Atlético de Madrid (ESP)

Palpites Grupo D: Liverpool e Atlético de Madrid.

Grupo E: Manchester United (ING), Villarreal (ESP), Celtic (ESC), Aalborg (DIN)

Palpites Grupo E: Villarreal e Manchester United.

Grupo F: O. Lyon (FRA), Bayern de Munique (ALE), Steaua Bucareste (ROM), Fiorentina (ITA)

Palpites Grupo F: Fiorentina e Bayern de Munique.

Grupo G: Arsenal (ING), Porto (POR), Fenerbahçe (TUR), Dynamo de Kiev (UCR)
Palpites Grupo G: Porto e Fenerbahçe.

Grupo H: Real Madrid (ESP), Juventus (ITA), Zenit St. Petersburgo (RUS), Bate Borisov (BLR)
Palpites Grupo H: Juventus e Real Madrid.
Estes são os meus palpites iniciais para a 1ª fase da Liga dos Campeões, mas, desde já vou adiantar pela ordem os possíveis favoritos a vencer a temporada 08/09: Chelsea, que agora conta com Felipão, Internazionale, que terá o já Campeão José Mourinho e Liverpool e Roma vão correr por fora!!
É isso ai, agora façam as suas apostas, quem viver verá!!!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Craque do Mês


O craque do mês de Setembro é Messi, meia-atacante do Barcelona que é considerado uma das maiores reveleções atualmente do futebol mundial.

Messi começou sua trajetória de sucesso no Newell´s Old Boys da Argentina, no ano de 1995 com apenas oito anos de idade. Atuou pelo clube até meados do ano de 2000, quando teve de deixar o seu país para tratar de uma doença hormonal, que fazia com que ele não crescesse como uma criança normal, e aliado a este problema, nem o Newell´s e nem outro clube argentino deram alguma esperança a Messi, de tratamento em algum deles.
Então apareceu o poderoso Barcelona, um dos maiores clubes do mundo e que aceitou de fato, ajudar o garoto. Mas tudo isso teve um preço, o clube catalão só fechou o acerto quando obteve garantias de que Messi jogaria pelo seu time infantil. E a partir daquela época o garoto atuou em todas as equipes de base do Barça, estreando pelo time principal com apenas dezesseis anos, na temporada 03/04 num amistoso contra o Porto.

Na Copa do Mundo sub-20, disputada em 2005, na Holanda o jovem craque foi além de campeão, artilheiro e eleito o craque do campeonato.
Pelo Barcelona, o jogador argentino fez algumas partidas excepcionais, como contra o Getafe, pela Copa do Rey onde fez um gol "a la Dieguito Maradona" driblando cinco defensores e fazendo um gol espetacular. Já pela Liga dos Campeões jogou muito contra o Chelsea por exemplo, num mata-mata emocionante.


Também pela seleção argentina, fez belas exibições como a partida contra a Sérvia em que os "Hermanos" golearam por 6 x 0. Já nas Olímpiadas de Pequim, Messi foi um dos grandes nomes da Argentina, juntamente com Di Maria, Riquelme, Agüero, Mascherano e Gago que levaram a seleção a conquista da medalha de Ouro, que de fato foi realmente merecida.

As constantes comparações com Maradona irão perdurar por muito tempo, se Messi conseguir chegar próximo do que Maradona fez, será lembrado para sempre como um dos maiores jogadores de todos os tempos, mas isso só o tempo irá responder. O craque-prodígio tem apenas 21 anos de idade, então tem muito futebol para mostrar, tomara que não siga o mesmo caminho de Ortega, Aimar entre outros que despontaram muito bem no cenário e brilharam, mas logo o brilho deles se apagou.

Na minha opinião, em alguns anos Messi será o primeiro jogador argentino a levar o prêmio de melhor jogador do mundo, fazendo jus a toda esta crença e badalação feita por imprensa, torcida e amantes do futebol mundial."Maradona disse: Messi és mi sucesor"

Ficha-Técnica

Nome: Lionel Andrés Messi, Local de Nascimento: Rosário, Argentina Data de Nascimento: 24/06/1987, Idade: 20 anos, Altura: 1,70m Peso: 65 kg, Posição: Meia-Atacante, Clube Atual: Barcelona e Clube Anterior: Newell's Old Boys.
Títulos: Liga dos Campeões 2005/2006, 2 Campeonatos da Espanha 2004-2005 e 2005-2006, 1 Supercopa da Espanha 2005, 2 Copas da Catalunha 03-04 e 04-05 todos pelo Barcelona.
Seleção Argentina: Campeão do Mundial sub-20 na Holanda em 2005 e Campeão Olímpico em Pequim 2008.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Craque do Mês - ESPECIAL


O craque do mês de Agosto é Thuram, zagueiro e lateral direito francês, que no fim de Julho anunciou sua aposentadoria do futebol, devido a um problema cardíaco.

Thuram começou a sua vitoriosa carreira no Monaco em 1991, quando atuava apenas na lateral direita. Logo no primeiro ano como profissional, Thuram já demonstrava que seria um belíssimo jogador. Após cinco anos no clube francês, o lateral acabou se transferindo para o Parma, que na época estava formando um belo time, com Nakata, Crespo, Boghossian e Fernando Couto.

No Parma, Thuram conquistou uma Copa da Uefa (título até então inédito para a equipe), além de uma Copa da Itália e por fim uma Supercopa da Itália. Suas destacadas atuações no Parma, logo chamaram a atenção da Juventus de Turim, que no ano de 2001, contratou o já naquela época "campeão do mundo" com a Seleção da França.

Na equipe de Turim, o jogador passou a atuar como zagueiro, fazendo bela dupla com o uruguaio Montero. Pela Juventus, Thuram conquistou quatro campeonatos italianos, porém, dois foram retirados do clube por envolvimento com apostas ilegais, o chamado "calciocaos". Mas nada disso tirou o brilho de suas atuações pelo clube, sendo que várias vezes foi eleito pela torcida um dos destaques do campeonato italiano.


Após defender por cinco anos a Juve, Thuram se transferiu para o "poderoso" Barcelona, que na época contava com Ronaldinho Gaúcho em fase explendorosa. Pelo Barça, ele conquistou neste dois anos apenas um título o da Supercopa da Espanha.

Pela Seleção Francesa, Thuram foi o jogador que mais atuou, com 140 jogos e 2 gols anotados. No final desta última temporada com o aval do Barcelona, resolveu se transferir para o Paris Saint-Germain, onde disse que seria o "Maldini de Paris", porém seu sonho foi interrompido por um exame rotineiro que apontou um problema no seu coração, (Thuram perdeu um irmão por causa de um problema parecido) e assim colocou um ponto final na sua vitoriosa carreira.

Na minha opinião, Thuram foi um dos maiores jogadores da sua vitoriosa geração que era conduzida por Zidane. Além de ser um dos melhores laterais direito que já vi, atuou muito bem na função de zagueiro. Uma imagem que fica do Thuram na minha memória, é a do jogo contra o Brasil pelas Quartas de Final da Copa de 2006, onde no final do jogo, Thuram dava vários pulos e alguns piques, mostrando que a entrega de sua seleção foi total, ao contrário dos brasileiros."Le Bleus agradecem Thuram".


Ficha-Técnica

Nome: Ruddy Lilian Thuram-Ulien, Local de Nascimento: Guadalupe, França, Data de Nascimento: 01/01/1972, Idade: 36 anos, Altura: 1,85 m Peso: 80 Kg, Posição: Zagueiro/Lateral Último Clube: Barcelona
Títulos: Monaco: Copa da França 1990/91, Parma: Copa da UEFA 1998/99, Copa da Itália 1998/99, SuperCopa da Itália 1998/99, Juventus: 2001/02-2005/06, Série A Campeonatos: 2001-2, 2002-3, (2004-5 e 2005-6 Títulos retirados), SuperCopa da Itália 2002 2003, Barcelona: Supercopa da Espanha 2005-06. Seleção da França: Copa do Mundo 1998 e Eurocopa 2000.

domingo, 6 de julho de 2008

Craque do Mês

O craque do mês de Julho é Fabregas, meio-campista da seleção espanhola e do Arsenal, que foi um dos melhores jogadores nesta bela conquista da Fúria e é sem sombra de dúvidas, um dos melhores jogadores desta nova geração.

Cesc Fabregas começou sua carreira no Barcelona, por onde atuou em apenas uma temporada, pois logo se transferiu para o Arsenal, por indicação do técnico Arsene Wenger que assistiu a algumas partidas do jogador e ficou encantado com seu futebol, pedindo rapidamente a sua contratação.

Após dois anos no clube londrino, Fabregas finalmente conquistou o seu lugar na equipe, nada mal para um jovem jogador que na época tinha 18 anos de idade. Essa conquista na época ocorreu por conta da saída de Patrick Vieira, para Juventus de Turim.

Rapidamente Fabregas virou um dos principais destaques da equipe, sendo uma referência nos "Gunners" juntamente com Henry, Gilberto Silva e Ljungberg. No ano de 2006, fez uma temporada consistente e elogiada, sendo um dos melhores jogadores do Arsenal, no vice-campeonato da equipe na Liga dos Campeões, onde o título ficou com o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

Pela seleção espanhola, Fabregas estreou no ano de 2006 num amistoso contra a seleção de Malta. Neste ano faturou a Eurocopa com a Espanha, que tirou o seu país de um jejum de 44 anos.

Na minha opinião, mesmo Fabregas tendo começado a Eurocopa como reserva, ele foi uma das peças-chave naquela conquista espetacular. No jogo contra a Rússia, deu dois passes sensacionais para dois gols da Fúria, e na final contra a Alemanha fez uma jogada de craque sobre o lateral Jansen. Nos próximos anos vamos ouvir falar muito deste espanhol. Palmas para "Cesc Fabregas".

Ficha-Técnica

Nome: Francesc Fabregas Soler Data de Nascimento: 04/05/1987 Local e Nascimento: Arenys de Mar, Espanha Idade: 20 anos
Altura: 1,80 m, Peso: 68 Kg Posição: Meio-Campo, Clubes na carreira: Barcelona e Arsenal.
Títulos: Arsenal: Campeonato Inglês 2004, Copa da Inglaterra 2003 e 2005, Supercopa da Inglaterra 2004. Seleção da Espanha: Eurocopa 2008.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

LDU fatura libertadores de 2008

O time da LDU (Liga Deportiva Universitária), se sagrou campeã da edição deste ano da Copa Santander Libertadores, sendo um feito histórico para o Equador, que nunca havia vencido esta competição.

Várias pessoas, entre comentaristas, torcedores e até leigos, sempre desdenharam do time equatoriano, ouvi comentários como: Ah, é um timeco, é tipo o Once Caldas...o comentarista Flávio Prado disse: Que finalzinha sem graça, dois times pequenos...

Na minha opinião o título foi merecido sim, danesse que o time é do Equador, que a equipe não tem tradição e blá blá blá. Comandados pelo técnico argentino Edgardo Bauza, esta Libertadores começou aparentemente difícil para a LDU, que caiu no grupo da morte com Fluminense, Arsenal e Libertad.

Nas fases seguintes, o belo time equatoriano derrubou San Lorenzo, Estudiantes, América do México e por fim o time do Fluminense, que se fosse campeão, também seria merecedor, pois montou uma bela equipe com várias opções e eliminou "apenas" Boca Juniors e São Paulo.

Parabéns a toda equipe da LDU, foi um feito histórico, sem sombra de dúvidas. Os destaques individuais na minha opinião foram: Guerrón (melhor jogador da Libertadores), Cevallos (veterano, mas essencial), Bolaños, Urrutia, Jairo Campos e Ambrossí. LDU, "Campeón dos campeones"!!!

domingo, 29 de junho de 2008

Espanha finalmente é Campeã


A Seleção Espanhola conhecida como "fúria", após 44 anos de espera, sagrou-se neste Domingo, como a Campeã da Eurocopa de 2008.
Como de costume, a "fúria espanhola" chegou nesta edição da Eurocopa, como uma das possíveis favoritas à conquista do título, juntamente com Alemanha, Portugal, Holanda, Itália e França.

Comandada pelo experiente e mais velho técnico dentre todas as Seleções, Luis Aragonés, que teve um papel de fundamental importância na escolha desta equipe vencedora. Aragonés foi contra a opinião pública espanhola, que o criticou por não convocar o ídolo madrilenho Raúl, e teve brio e corajem de firmar esta sua, até então, contestada opinião. A reformulação feita por Aragonés, também serviu para os jogadores Morientes, Guti, Helguera, Joaquin, Vicente e Cañizares, que sempre eram convocados, mas que pouco acrescentavam a Espanha.

Nesta Eurocopa tudo foi diferente para "fúria". Na primeira fase, já dava sinais de que algo de bom estaria por vir, e bateu a Rússia por 4 x 1, depois venceu a Suécia no finalzinho por 2 x 1 e por último, derrotou a Grécia pelo mesmo placar.

Nas Quartas de final, passou pela atual campeã do mundo, a Itália vencendo nas penalidades máximas por 4 x 2, depois de um 0 x 0, e definitivamente se livrou do fantasma de cair nas Quartas.

Na Semi-final acabou com a Rússia, jogando com muita propriedade e objetividade, qualidades que seu oponente até então, mostrava ao mundo, ao eliminar a boa Seleção da Holanda. Placar final 3 x 0.

Na finalíssima contra os Alemães, a Espanha fez mais um belo jogo, atuando pra frente, com toques rápidos e envolventes, seguindo a risca o que o técnico Aragonés pediu. Mesmo sem David Villa, artilheiro da edição, com 4 gols marcados, a Espanha finalmente ficou com a taça, batendo a Alemanha por 1 x 0, gol de Fernando "El Niño" Torres. Os destaques desta bela conquista, na minha opinião, foram: David Villa, Fernando Torres, Marchena, Xavi Hernández, David Silva, Marcos Senna, Casillas e em especial Cesc Fábregas que foi "decisivo".

Parabéns a Seleção Espanhola pelo título, e desta vez, realmente agora "ela foi pra frente" e foi uma merecida conquista, ao contrário da Grécia em 2004, que conseguiu um "achado" e daqui a cem anos fará algo igual aquele título. Palmas para os "Campeones, reyes de Europa". Agora quem manda na Europa é a "FÚRIA".

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Craque do Mês

O craque do mês de Junho é Valdivia, meia do Palmeiras que atualmente foi eleito com todos os méritos, o craque do Campeonato Paulista deste ano.
Valdivia nasceu na Venezuela, mas, como ele mesmo diz, seu sangue é chileno e por conta disso, aos 18 anos de idade escolheu a nacionalidade chilena. O início de sua carreira aconteceu no Colo Colo, onde rapidamente se destacou não só pela habilidade, mas também, pela sua personalidade forte e objetiva.

No ano de 2003, Valdivia estava sendo pouco aproveitado pelo time chileno, e resolveu ser emprestado para o Universidad Concepción, um clube menor que o Colo Colo, mas de um bom número de torcedores no Chile. O destaque foi tanto por lá, que o jogador acabou sendo figura decisiva, para classificação da equipe para a Sul-Americana e também Libertadores da América do ano seguinte. Na mesma época ganhou o apelido da inprensa chilena de "El Mago".

Ainda no final de 2003, o craque se transferiu para o Rayo Vallecano da Espanha, atuando apenas por cinco jogos. Da Espanha seguiu rumo a Suiça, para jogar no Servette, onde marcou 2 gols em 9 partidas. Mas logo Valdivia voltaria ao futebol chileno, desta vez, para brilhar definitivamente no seu clube de origem, o Colo Colo.


A temporada 05/06 foi sensacional para El Mago. Fez um campeonato primoroso e foi campeão pelo Colo Colo, atuando em 40 jogos e fazendo 14 gols. O sucesso pela equipe chilena, rendeu a Valdivia, uma transferência para o Palmeiras em Agosto de 2006, pela quantia de 4 milhões de dólares. Chegou no Brasil como um mero desconhecido, e os primeiros meses foram de adaptação.

Depois de tanto entrar e sair do time, se firmou em 2007 com o apoio irrestrito do técnico Caio Júnior, que ao contrário de Picerni e Villar, deu ao jogador confiança e tranquilidade para o chileno mostrar seu belo futebol no Brasil. E o resultado não poderia ser melhor para a torcida palmeirense, Valdivia mostrou estar adaptado e com belas atuações virou ídolo da torcida. O Brasileirão de 2007 e o Paulistão de 2008 retratam muito bem, o que El Mago fez em campo contra seus adversários.

Pela Seleção Chilena, Valdivia já atuou em 25 jogos, anotando apenas um gol. Mas, com certeza o meia ainda dará muitas alegrias ao povo chileno, sendo que uma delas, poderá ser a classificação para o Mundial de 2010, na África do Sul. Se estiver com a cabeça no lugar, e não se envolver em confusões, como aquela da bagunça no Hotel em Puerto Ordaz na Venezuela, Valdivia juntamente com a boa geração de jogadores chilenos, como Alexis Sánchez, Villanueva, Matias Fernández, Biscayzacú, Jiménez entre outros, poderão alçar o Chile para vôos mais altos e melhores do que o atual. Certa vez Valdivia disse: "Eu sou um chileno, que joga como um brasileiro". É isso ai El Mago!!

Ficha-Técnica

Nome completo: Jorge Luis Valdívia Toro Data de Nascimento: 19 de outubro de 1983, Naturalidade: Maracaibo, Venezuela (Naturalizado chileno), Número da camisa: 10 Altura: 1,73, Peso: 71 kg, Chuteira: 39
Clubes: Colo-Colo, Univerdidad de Concepción do Chile,Rayo Vallecano, Servette, Colo-Colo (novamente) e PalmeirasSeleção: Sub-20 Pré-Olímpica e Principal do Chile
Títulos: Campeão Chileno em 2006 e Campeão Paulista em 2008.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Manchester United vence Liga dos Campeões

O Manchester United faturou a Uefa Champions League da temporada 07/08 em grande estilo, porém, com grande dramaticidade.
A equipe do técnico Sir Alex Ferguson, venceu o Chelsea nos penaltis por 6x 5, faturando seu terceiro título na Liga. Os grandes destaques do jogo na minha opinião, foram os goleiros Petr Cech e Edwin Van der Sar que fizeram ao longo do jogo belas defesas. O arqueiro holandês, inclusive defendeu o último pênalti cobrado por Anelka, que para mim é um atacante fraquinho. Shevchenko acabou fazendo falta para os "Blues".

Cristiano Ronaldo, por sua vez, bateu um pênalti pífio e quase pois tudo a perder, mas vale lembrar que ele fez o gol dos "Reds Devils" no tempo normal. Fiquei com dó do Capitão John Terry, que escorregou na sua cobrança e errou o chute.

Foi um grande jogo, e aquela equipe que se sagrasse campeã, para mim seria merecido, pois ambas as equipes fizeram belas campanhas nesta Champions. Agora o Manchester United disputará o Mundial no Japão e aguarda uma possível final contra Boca Juniors, LDU, América do México ou Fluminense. Parabéns ao Manchester United.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Craque do Mês - ESPECIAL

O craque do mês de Maio é Romário, um dos maiores atacantes que o futebol mundial já conheceu, e que no último mês anunciou definitivamente sua aposentadoria dos campos de futebol.

Romário começou sua vitoriosa carreira, em 1.985, no Vasco da Gama, e foi revelado pelo técnico Antônio Lopes que no primeiro treino do baixinho, achou o garoto um fora de série. Após de destacar no primeiro ano como profissional, no ano seguinte, já era titular do ataque vascaíno junto com Roberto Dinamite, outro ídolo da história do Vasco da Gama.


Após ser bi-campeão com o time carioca, o baixinho é negociado com o PSV Eindhoven, por 5 milhões. Nos anos de 90 e 91, Romário seguiu anotando seus gols na Holanda, sendo o principal artilheiro da equipe e do campeonato também. O destaque no PSV, despertou o interesse do poderoso Barcelona, que adquiriu Romário em 1.993. No barça o atacante já na pré-temporada, fez 17 gols em 12 partidas. Mas seu prestigío com a torcida catalã, começou a declinar quando o baixinho começou a arrumar confusões extra-campo, e também, rotineiramente era visto em "baladas" na bela cidade de Barcelona. Mesmo assim, mudou a opinião dos torcedores espanhóis ao ser artilheiro do campeonato espanhol de 1.994, e conseqüentemente campeão da liga espanhola.

Um pouco antes, em 1.993, Romário foi chamado para defender a Seleção Brasileira, na partida contra o Uruguai e para variar decidiu novamente, marcando 2 gols e classificando o País para Copa do Mundo de 1.994. O ano de 1.994, foi "mágico" para o artilheiro, que conquistou o tão sonhado tetra pelo Brasil, também fez 35 gols na temporada e para fechar com chave de ouro, foi eleito o melhor jogador do mundo de 1.994.

No início de 1.995, o Flamengo traz o jogador para o Brasil, numa jogada de Marketing monstruosa e que acaba dando certo, pois Romário novamente é artilheiro em terras tupiniquins. Em 1.997 é emprestado para o Valencia, mas retorna no ano seguinte, pois o time passava por crise e então ele decidiu retornar para o time rubro-negro novamente.



O ano de 1.998 não ficará guardado na memória do craque, pois neste ano, ele foi cortado da Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo da França, sendo preterido por Emerson, meses depois provou que poderia estar na Copa, atuando normalmente pelo Flamengo.

Já no ano de 2.000, Romário volta para o Vasco e na final da Copa Mercosul contra o Palmeiras, faz 3 gols, virando um jogo que estava 3 x 0 para o clube paulista. O jogo terminou 4 x 3 para o Vasco, e sem dúvidas foi um dos jogos mais memoráveis na carreira do artilheiro. Em 2.002 vai para o Fluminense, e faz 16 gols em 26 jogos no Brasileirão daquele ano, sendo lembrado pela torcida brasileira a estar na lista final para Copa de 2.002 na Ásia, porém, Felipão ignora a opinião pública e não convoca o baixinho. Em 2.005 retorna novamente para o Vasco, e de forma sensacional é o artilheiro do Brasileirão com 22 gols, ás vésperas de fazer 40 anos de idade.

Seus últimos clubes foram o Miami FC, e o Adelaide United (dos Estados Unidos e Austrália respectivamente) onde fez em ambos os clubes, 23 gols. Retornou pela última vez ao Vasco, onde no dia 20 de Maio de 2.007, fez o milésimo gol de sua carreira, em cima do Sport Recife.

Para mim, Romário foi um dos maiores jogadores que já existiram no futebol, tirando suas confusões e sua personalidade forte, que lhe trouxeram alguns problemas, o baixinho deve ser sempre lembrado como o "Gênio da área", frase célebre dita por Johan Cruyff na época de Barcelona. A frase que Romário se define foi: "Quando eu nasci, Deus apontou o dedo e disse: esse é o cara." Valeu Romário!!


Ficha-Técnica
Nome: Romário de Souza Faria
Data: 29 de Janeiro de 1966
Local: Rio de Janeiro, Brasil
Total de gols: 1002

Romário Artilheiro
1 Jogos olímpicos, 1 Campeonato espanhol, 1 Copa das confederações 1 Campeonato norte-americano, 2 Copas mercosul, 2 Copas do brasil 2 Ligas dos campeões, 3 Campeonatos brasileiros, 3 Campeonatos holandeses e 7 Campeonatos cariocas
Principais Títulos
1 Copa do mundo, 1 Supercopa da holanda, 1 Campeonato espanhol 1 Campeonato brasileiro, 1 Copa das confederações, 2 Copas américa 2 Copas mercosul, 2 Copas da holanda, 3 Campeonatos holandeses e 4 Campeonatos cariocas.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Craque do Mês

O craque do mês de Abril é Luís Fabiano, atacante do Sevilla que atualmente vive uma fase espetacular na sua carreira, e lidera a lista dos artilheiros do Campeonato Espanhol, com 22 gols.

Luís Fabiano, que no começo de sua carreira era chamado apenas de Fabiano, começou a atuar como profissional, em 1.997 na Ponte Preta. Pelo time de Campinas, Luís Fabiano atuava como uma espécie de meia-atacante, e por conta disso marcou apenas 10 gols defendendo a "Macaca".

No ano de 2.000, após se destacar no Paulistão, se transferiu para o Rennes da França, onde não anotou nenhum gol e na época o artilheiro disse que não havia se adaptado ao país, e também o Rennes era um time fraco. Seu destino começou a mudar, quando em 2.001 foi emprestado para o São Paulo e conseqüentemente Luís Fabiano virou aquele "matador", que todos os times sonham em contar no seu plantel.

No clube do Morumbi, o atacante jogou por quatro temporadas e obteve a excelente média de 118 gols em 160 jogos. Luís Fabiano conquistou apenas o Rio-São Paulo pelo tricolor, porém, é lembrado até hoje com grande satisfação pela torcida do São Paulo. Juntamente com França, outro artilheiro que teve bela passagem pelo clube, o artilheiro é quase uma unanimidade, quando o assunto no time paulista é "gol". Não é a toa, que recebeu os apelidos de Luís Fabuloso e Fabigol.



Tanto destaque pelo São Paulo, lhe rendeu uma transferência para o Futebol Clube do Porto, de Portugal, onde também não se adaptou e fez apenas 3 gols em 22 jogos. Contudo, estava na equipe que bateu o Once Caldas, da Colômbia, nos pênaltis e se sagrou campeão do Mundial de Clubes de 2.004.

Desde o final de 2.005, o artilheiro atua pelo Sevilla, da Espanha, onde virou ídolo da torcida, e atravessa uma das melhores fases de sua carreira, como ele próprio afirmou. Pelo time espanhol, conquistou cinco títulos, entre eles o Bi-campeonato da Copa da Uefa em 2.006 e 2.007. Marcou o gol histórico de número dois mil pelo clube, e sua marca atual é de 37 gols em 71 jogos. Mesmo com tanto prestígio no Sevilla, Luís Fabiano poderá trocar de clube, ao final desta temporada - Roma, Real Madrid e Manchester City seriam os interessados no seu futebol.

Pela Seleção Brasileira, o artilheiro conta com 8 gols em 16 jogos, uma bela média. Após uma contusão de Afonso Alves, ele teve sua oportunidade com Dunga, e no jogo contra o Uruguai, marcou os dois gols da vitória por 2 x 1. Se manter esta regularidade, poderá estar no grupo que defenderá o Brasil na Copa do Mundo em 2.010, na África do Sul.

Ficha-Técnica

Nome completo: Luis Fabiano Clemente Data de nascimento: 11.08.1980
em Campinas, SP.
Altura: 1,83 Peso: 84 kg
Clube atual: Sevilla FC

Clubes: Ponte Preta 1997-2.000, Rennes - França 2001: São Paulo FC-2002: Rennes - França 2002-30/08/2004, São Paulo FC-SP31/08/2004-06/2005, Porto - Portugal 07/2005 e Sevilla - Espanha: 2.005 - Atual.
Títulos: Torneio Rio - São Paulo 2001, Copa América 2004, Copa Intercontinental: 2004, Copa da UEFA: 2006 e 2.007, Supercopa da Europa: 2006, 2007 e Copa da Espanha: 2007.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Craque do Mês

O craque do mês de Março é Pavel Nedved, meia Tcheco que atua na Juventus de Turim e é considerado uma das peças-chave na equipe do técnico Claudio Ranieri.

Nedved começou sua carreira no Dukla Praga, onde rapidamente se destacou, conseguindo após um ano, sua transferência para o time de maior torcida na República Tcheca, o Sparta Praga.

No Sparta, Nedved foi ídolo local e no segundo ano de clube, mesmo atuando no meio de campo foi artilheiro da equipe com 22 gols.


Após quatro temporadas no Sparta, o tcheco se transferiu para a Lazio, onde atuou com jogadores como Verón, Stankovic e Marcelo Salas. Com esta bela equipe, Nedved conquistou o bi-campeonato da Copa da Itália, em que a Lazio jamais havia vencido e ainda por cima levaram o time italiano a uma vaga inédita na Liga dos Campeões.

Após ser um dos destaques da Lazio, Nedved acabou negociado com a Juventus de Turim, seu clube atual onde está desde 2.001. Na equipe Nedved tem uma marca de mais de 200 jogos e 44 gols marcados. É um dos jogadores mais queridos pelos torcedores da "La Vecchia Senhora", juntamente com Del Piero, Trezeguet, Buffon e Camoranesi.



Pela seleção da República Tcheca, o jogador atua desde 1.994 e já fez mais de 100 partidas. Atualmente se retirou da equipe após a Copa do Mundo de 2.006, mas provavelmente poderá retornar para disputar a Eurocopa deste ano.

Muitos dizem que Nedved não é um craque. Eu respeito, porém na minha opinião o tcheco é craque e se sua seleção fosse mais forte no cenário europeu, sem sombra de dúvidas a sua divulgação seria bem maior e muitos passariam a elogiar o jogador. Em 2.004 ele foi considerado o maior jogador de todos os tempos de seu país, e em 2.003 foi o vencedor da "Bola de Ouro" da revista francesa France Football, como melhor jogador europeu do ano.

Ficha-Técnica

Nome: Pavel Nedved Data de Nascimento: 30/08/1972, Local de Nascimento: Cheb, Altura: 1,77 m, Peso: 70 Kg Posição: Meia Títulos: Campeonato Tcheco: 1992/1993 - 1993/1994 e 1994/1995, Copa da República Tcheca: 1995/1996
Copa da Itália: 1997/1998 e 1999/2000, Recopa da Europa: 1998/1999
Campeonato Italiano: 1999/2000 - 2001/2002 - 2002/2003 - 2004/2005 e 2005/2006 Clubes: Dukla Praga, Sparta Praga, Lazio e Juventus.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Craque do Mês


O Craque do mês de Fevereiro é Cristiano Ronaldo, meia-atacante português que atua no Manchester United, e que no ano passado foi eleito o terceiro melhor jogador do planeta.

Cristiano Ronaldo foi revelado no modesto Andorinha de Santo António, e posteriormente logo chamou a atenção de um time da 3ª divisão de Portugal, o CD Nacional. E o seguimento na carreira do jogador, continuou de vento em polpa, tanto que aos 11 anos de idade foi treinar em um dos maiores times de Portugal, o Sporting de Lisboa.

Sua estréia na equipe profissional, ocorreu em meados de Setembro de 2.002, quando Cristiano tinha então 17 anos de idade. Na temporada 2.003/2.004 o jovem jogador, marcou um belíssimo gol contra o seu atual clube, despertando assim o interesse imediato dos ingleses na sua aquisição, pois os "Red Devils" haviam acabado de negociar o astro David Beckham para o Real Madrid.
O interesse foi tanto por parte dos ingleses, que meses depois Cristiano Ronaldo, acabou sendo contratado pelo Manchester por 12,24 milhões de libras esterlinas. No seu atual clube, o craque português conquistou apenas uma taça da Inglaterra, porém o lusitano sempre é um dos principais destaques do time, sendo inclusive artilheiro de alguns campeonatos.


Já pela seleção de Portugal, o jogador é considerado "peça fundamental" no esquema de Luiz Felipe Scolari, que recentemente afirmou categóricamente que Cristiano Ronaldo deveria ser eleito o melhor do mundo, e desdenhou dos que ainda criticam o seu meia-atacante.

Na minha opinião, Cristiano é craque e merece todos os elogios. Porém ele ainda precisa ser mais "decisivo", pois em alguns jogos de grande importância ele atuou um pouco apagado, isso mesmo sendo um jogador que vai pra cima dos adversários, e que não se esconde do jogo. Atualmente o português é o artilheiro isolado do Campeonato Inglês, com 19 gols. Em questão de alguns anos, o camisa 17 de Portugal será eleito o melhor jogador do planeta, repetindo a façanha de seu compatriota Figo.

Ficha-Técnica

Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro Data de Nascimento: 05/02/1985, Local de Nascimento: Funchal (Madeira), Altura: 1,84 m, Peso: 75 Kg Posição: Meia/Atacante, Títulos: Supertaça (2001/2002- Sporting); Torneio de Toulon (2003); Internacional AA; Vice-campeão Eurocopa 2004 e 1 Taça de Inglaterra. Clubes: C.F. Andorinha, Nacional da Madeira e Sporting de Lisboa, Atual: Manchester United.