
O craque do mês de Agosto é Thuram, zagueiro e lateral direito francês, que no fim de Julho anunciou sua aposentadoria do futebol, devido a um problema cardíaco.
Thuram começou a sua vitoriosa carreira no Monaco em 1991, quando atuava apenas na lateral direita. Logo no primeiro ano como profissional, Thuram já demonstrava que seria um belíssimo jogador. Após cinco anos no clube francês, o lateral acabou se transferindo para o Parma, que na época estava formando um belo time, com Nakata, Crespo, Boghossian e Fernando Couto.
No Parma, Thuram conquistou uma Copa da Uefa (título até então inédito para a equipe), além de uma Copa da Itália e por fim uma Supercopa da Itália. Suas destacadas atuações no Parma, logo chamaram a atenção da Juventus de Turim, que no ano de 2001, contratou o já naquela época "campeão do mundo" com a Seleção da França.
Na equipe de Turim, o jogador passou a atuar como zagueiro, fazendo bela dupla com o uruguaio Montero. Pela Juventus, Thuram conquistou quatro campeonatos italianos, porém, dois foram retirados do clube por envolvimento com apostas ilegais, o chamado "calciocaos". Mas nada disso tirou o brilho de suas atuações pelo clube, sendo que várias vezes foi eleito pela torcida um dos destaques do campeonato italiano.

Após defender por cinco anos a Juve, Thuram se transferiu para o "poderoso" Barcelona, que na época contava com Ronaldinho Gaúcho em fase explendorosa. Pelo Barça, ele conquistou neste dois anos apenas um título o da Supercopa da Espanha.
Pela Seleção Francesa, Thuram foi o jogador que mais atuou, com 140 jogos e 2 gols anotados. No final desta última temporada com o aval do Barcelona, resolveu se transferir para o Paris Saint-Germain, onde disse que seria o "Maldini de Paris", porém seu sonho foi interrompido por um exame rotineiro que apontou um problema no seu coração, (Thuram perdeu um irmão por causa de um problema parecido) e assim colocou um ponto final na sua vitoriosa carreira.
Na minha opinião, Thuram foi um dos maiores jogadores da sua vitoriosa geração que era conduzida por Zidane. Além de ser um dos melhores laterais direito que já vi, atuou muito bem na função de zagueiro. Uma imagem que fica do Thuram na minha memória, é a do jogo contra o Brasil pelas Quartas de Final da Copa de 2006, onde no final do jogo, Thuram dava vários pulos e alguns piques, mostrando que a entrega de sua seleção foi total, ao contrário dos brasileiros."Le Bleus agradecem Thuram".
Ficha-Técnica
Nome: Ruddy Lilian Thuram-Ulien, Local de Nascimento: Guadalupe, França, Data de Nascimento: 01/01/1972, Idade: 36 anos, Altura: 1,85 m Peso: 80 Kg, Posição: Zagueiro/Lateral Último Clube: Barcelona
Títulos: Monaco: Copa da França 1990/91, Parma: Copa da UEFA 1998/99, Copa da Itália 1998/99, SuperCopa da Itália 1998/99, Juventus: 2001/02-2005/06, Série A Campeonatos: 2001-2, 2002-3, (2004-5 e 2005-6 Títulos retirados), SuperCopa da Itália 2002 2003, Barcelona: Supercopa da Espanha 2005-06. Seleção da França: Copa do Mundo 1998 e Eurocopa 2000.
4 comentários:
Não limpa a chuteira do Elder Granja!!!hahahaha... no Palmeiras esse mané aí no máximo cortaria a grama ou pintaria as grades da Turiassu!!! hahahaha...
Falando sério, acho que seu post vale como uma homenagem pela carreira vitoriosa do "Torrão". Agora, tecnincamente, pra mim, ele sempre foi um jogador comum.
Flw Piu!!
Abraço.
Bela Homenagem garoto!!
O Thuram foi um belo jogador da França e conquistou títulos importantes né!!
Seu Blog tá bem legal!!Até Mais!!
É Piu, você tem escrito bastante, havia um bom tempo que eu não passava aqui.
Thuram, eu sou suspeito em falar, pois amo a França, depois do Brasil, torço para ela.
Bom jogador e ganhou uma copa do mundo e alguns torneios na Europa. Seria bem vindo no São Paulo!
E ai Biskuit!!!!
O Thuram é bom jogador, mas só!! Nada mais que isso!!
Jogador vencedor, participou da geração mais vitoriosa da França. Pra vc ver como a frança vai mal hein!! Heheh
Abraços
Postar um comentário