quinta-feira, 1 de maio de 2008

Craque do Mês - ESPECIAL

O craque do mês de Maio é Romário, um dos maiores atacantes que o futebol mundial já conheceu, e que no último mês anunciou definitivamente sua aposentadoria dos campos de futebol.

Romário começou sua vitoriosa carreira, em 1.985, no Vasco da Gama, e foi revelado pelo técnico Antônio Lopes que no primeiro treino do baixinho, achou o garoto um fora de série. Após de destacar no primeiro ano como profissional, no ano seguinte, já era titular do ataque vascaíno junto com Roberto Dinamite, outro ídolo da história do Vasco da Gama.


Após ser bi-campeão com o time carioca, o baixinho é negociado com o PSV Eindhoven, por 5 milhões. Nos anos de 90 e 91, Romário seguiu anotando seus gols na Holanda, sendo o principal artilheiro da equipe e do campeonato também. O destaque no PSV, despertou o interesse do poderoso Barcelona, que adquiriu Romário em 1.993. No barça o atacante já na pré-temporada, fez 17 gols em 12 partidas. Mas seu prestigío com a torcida catalã, começou a declinar quando o baixinho começou a arrumar confusões extra-campo, e também, rotineiramente era visto em "baladas" na bela cidade de Barcelona. Mesmo assim, mudou a opinião dos torcedores espanhóis ao ser artilheiro do campeonato espanhol de 1.994, e conseqüentemente campeão da liga espanhola.

Um pouco antes, em 1.993, Romário foi chamado para defender a Seleção Brasileira, na partida contra o Uruguai e para variar decidiu novamente, marcando 2 gols e classificando o País para Copa do Mundo de 1.994. O ano de 1.994, foi "mágico" para o artilheiro, que conquistou o tão sonhado tetra pelo Brasil, também fez 35 gols na temporada e para fechar com chave de ouro, foi eleito o melhor jogador do mundo de 1.994.

No início de 1.995, o Flamengo traz o jogador para o Brasil, numa jogada de Marketing monstruosa e que acaba dando certo, pois Romário novamente é artilheiro em terras tupiniquins. Em 1.997 é emprestado para o Valencia, mas retorna no ano seguinte, pois o time passava por crise e então ele decidiu retornar para o time rubro-negro novamente.



O ano de 1.998 não ficará guardado na memória do craque, pois neste ano, ele foi cortado da Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo da França, sendo preterido por Emerson, meses depois provou que poderia estar na Copa, atuando normalmente pelo Flamengo.

Já no ano de 2.000, Romário volta para o Vasco e na final da Copa Mercosul contra o Palmeiras, faz 3 gols, virando um jogo que estava 3 x 0 para o clube paulista. O jogo terminou 4 x 3 para o Vasco, e sem dúvidas foi um dos jogos mais memoráveis na carreira do artilheiro. Em 2.002 vai para o Fluminense, e faz 16 gols em 26 jogos no Brasileirão daquele ano, sendo lembrado pela torcida brasileira a estar na lista final para Copa de 2.002 na Ásia, porém, Felipão ignora a opinião pública e não convoca o baixinho. Em 2.005 retorna novamente para o Vasco, e de forma sensacional é o artilheiro do Brasileirão com 22 gols, ás vésperas de fazer 40 anos de idade.

Seus últimos clubes foram o Miami FC, e o Adelaide United (dos Estados Unidos e Austrália respectivamente) onde fez em ambos os clubes, 23 gols. Retornou pela última vez ao Vasco, onde no dia 20 de Maio de 2.007, fez o milésimo gol de sua carreira, em cima do Sport Recife.

Para mim, Romário foi um dos maiores jogadores que já existiram no futebol, tirando suas confusões e sua personalidade forte, que lhe trouxeram alguns problemas, o baixinho deve ser sempre lembrado como o "Gênio da área", frase célebre dita por Johan Cruyff na época de Barcelona. A frase que Romário se define foi: "Quando eu nasci, Deus apontou o dedo e disse: esse é o cara." Valeu Romário!!


Ficha-Técnica
Nome: Romário de Souza Faria
Data: 29 de Janeiro de 1966
Local: Rio de Janeiro, Brasil
Total de gols: 1002

Romário Artilheiro
1 Jogos olímpicos, 1 Campeonato espanhol, 1 Copa das confederações 1 Campeonato norte-americano, 2 Copas mercosul, 2 Copas do brasil 2 Ligas dos campeões, 3 Campeonatos brasileiros, 3 Campeonatos holandeses e 7 Campeonatos cariocas
Principais Títulos
1 Copa do mundo, 1 Supercopa da holanda, 1 Campeonato espanhol 1 Campeonato brasileiro, 1 Copa das confederações, 2 Copas américa 2 Copas mercosul, 2 Copas da holanda, 3 Campeonatos holandeses e 4 Campeonatos cariocas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal teu Blog viu Brunão!!

O Baixinho jogou pacas, foi um dos melhores q vi, dentro da grande area...

Até Mais!!!

André Salvagno disse...

Piu, bela homenagem a um dos melhores centroavantes de todos os tempos.
Na verdade, como não lembro dos jogadores que atuaram antes de 92 ou 93, o baixinho é o melhor jogador que eu vi jogar...GÊNIO!

Saulo Ribeiro disse...

Esse pra mim foi um gênio dentro da área. Mereceu chegar nos mil gols, apesar de ser uma das maiores malas da história do futebol! Nisso o Ronaldo leva vantagem sobre ele.

Renato Galvão disse...

Você já está falando de ex-jogadores?