
Valdivia nasceu na Venezuela, mas, como ele mesmo diz, seu sangue é chileno e por conta disso, aos 18 anos de idade escolheu a nacionalidade chilena. O início de sua carreira aconteceu no Colo Colo, onde rapidamente se destacou não só pela habilidade, mas também, pela sua personalidade forte e objetiva.
No ano de 2003, Valdivia estava sendo pouco aproveitado pelo time chileno, e resolveu ser emprestado para o Universidad Concepción, um clube menor que o Colo Colo, mas de um bom número de torcedores no Chile. O destaque foi tanto por lá, que o jogador acabou sendo figura decisiva, para classificação da equipe para a Sul-Americana e também Libertadores da América do ano seguinte. Na mesma época ganhou o apelido da inprensa chilena de "El Mago".
Ainda no final de 2003, o craque se transferiu para o Rayo Vallecano da Espanha, atuando apenas por cinco jogos. Da Espanha seguiu rumo a Suiça, para jogar no Servette, onde marcou 2 gols em 9 partidas. Mas logo Valdivia voltaria ao futebol chileno, desta vez, para brilhar definitivamente no seu clube de origem, o Colo Colo.

A temporada 05/06 foi sensacional para El Mago. Fez um campeonato primoroso e foi campeão pelo Colo Colo, atuando em 40 jogos e fazendo 14 gols. O sucesso pela equipe chilena, rendeu a Valdivia, uma transferência para o Palmeiras em Agosto de 2006, pela quantia de 4 milhões de dólares. Chegou no Brasil como um mero desconhecido, e os primeiros meses foram de adaptação.
Depois de tanto entrar e sair do time, se firmou em 2007 com o apoio irrestrito do técnico Caio Júnior, que ao contrário de Picerni e Villar, deu ao jogador confiança e tranquilidade para o chileno mostrar seu belo futebol no Brasil. E o resultado não poderia ser melhor para a torcida palmeirense, Valdivia mostrou estar adaptado e com belas atuações virou ídolo da torcida. O Brasileirão de 2007 e o Paulistão de 2008 retratam muito bem, o que El Mago fez em campo contra seus adversários.
Pela Seleção Chilena, Valdivia já atuou em 25 jogos, anotando apenas um gol. Mas, com certeza o meia ainda dará muitas alegrias ao povo chileno, sendo que uma delas, poderá ser a classificação para o Mundial de 2010, na África do Sul. Se estiver com a cabeça no lugar, e não se envolver em confusões, como aquela da bagunça no Hotel em Puerto Ordaz na Venezuela, Valdivia juntamente com a boa geração de jogadores chilenos, como Alexis Sánchez, Villanueva, Matias Fernández, Biscayzacú, Jiménez entre outros, poderão alçar o Chile para vôos mais altos e melhores do que o atual. Certa vez Valdivia disse: "Eu sou um chileno, que joga como um brasileiro". É isso ai El Mago!!
Ficha-Técnica
Nome completo: Jorge Luis Valdívia Toro Data de Nascimento: 19 de outubro de 1983, Naturalidade: Maracaibo, Venezuela (Naturalizado chileno), Número da camisa: 10 Altura: 1,73, Peso: 71 kg, Chuteira: 39
Clubes: Colo-Colo, Univerdidad de Concepción do Chile,Rayo Vallecano, Servette, Colo-Colo (novamente) e PalmeirasSeleção: Sub-20 Pré-Olímpica e Principal do Chile
Títulos: Campeão Chileno em 2006 e Campeão Paulista em 2008.
Títulos: Campeão Chileno em 2006 e Campeão Paulista em 2008.
3 comentários:
Legal Brunão, o chileno realmente tá jogando pacas mlk!!
A Seleção do Chile, deve diminuir aquela suspensão rapidinho pois ele faz falta pros caras de lá!!
Flw Brother!!É isso ai!!!
Aí sim! Agora senti firmeza na escolha!!!hehe...
O Mago é o melhor jogador em atividade no Brasil.
Infelizmente acho que eles está com os dias contados no Palmeiras. Assim que abrir a janela de transferências para a Europa, bye bye Mago....
E aee Brunão, parabens pelo blog. Só acho que o Valdivia nesse Brasileirão tá devendo um pouco. Em compensação o Roger do Gremio hahau...quem diria hem que o chinelinho ia toma jeito kkkk
grande abraço
Postar um comentário