quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Futebol Brasileiro, cada vez mais enfraquecido


O futebol brasileiro a cada ano vai ficando mais pobre e conseqüentemente cada vez mais enfraquecido, pois com muita facilidade os dirigentes de clubes do exterior desembarcam no país e rapidamente concluem as negociações.

Esse êxodo de jogadores brasileiros, teve o seu inicio, em meados dos anos 80, quando times, principalmente da Itália e da Espanha, passaram a olhar com bons olhos várias transferências de jogadores brasileiros e que, por sua vez, agradaram em cheio, não só aos torcedores dos seus respectivos times, mas também, aqueles que são profundos amantes do futebol arte. E nisso o futebol tupiniquim se encaixa perfeitamente.

Na década de 90, a confirmação da Lei Pelé fez com que os clubes brasileiros se tornassem reféns, principalmente dos empresários e deixassem de ter autonomia total sobre os jogadores. Esse fato foi decisivo para a atual situação que o nosso futebol está passando.

A CBF ao invés de propor um modelo, que fizesse com que essa saída rotineira de jogadores fosse freada, parece não estar nem aí, para o que vem acontecendo de prejudicial aos times. Não está preocupada com a estrutura do futebol brasileiro, que, por sua vez, é uma máquina de revelar craques que lamentavelmente deixam cada vez mais cedo e precocemente o nosso país.

Infelizmente, para os amantes do futebol brasileiro, os nossos dirigentes parecem estar fazendo pouco caso desse enorme problema, que se não for estruturado de forma decente e precisa, o futuro do nosso futebol, num prazo de no mínimo 20 anos, estará representado só por juniores e também por veteranos, pois os craques que estarão no auge, representarão apenas os times do exterior.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Craque do Mês

O Craque do mês de Agosto é Zé Roberto, que começou sua carreira como lateral esquerdo, passou para médio volante e agora tornou-se um meia de ligação, e merecidamente virou com muito louvor um camisa Dez.
Zé Roberto começou sua vitoriosa carreira na Portuguesa no ano de 1.994, ficando por lá até 1.997, quando se transferiu para o poderoso Real Madrid. Pouco aproveitado e ainda inexperiente, foi emprestado em 1.998 para o Flamengo onde jogou por 6 meses apenas, e logo foi vendido para o Bayer Leverkusen onde jogou por 4 temporadas e é ídolo local até hoje.

Também no ano de 1.998, foi convocado para Copa do Mundo na França, onde no jogo contra a Holanda nas Semi-Finais, ele disse ter sido um dos melhores jogos que disputou até o momento.

Contudo em 2.002, quando foi contratado pelo Bayern de Munique, seu futebol começou a evoluir de forma surpreendente, pois Zé Roberto passou a ser um meia, quase um antigo ponta de lança, e pelo lado esquerdo do campo, ganhou 6 títulos importantes para a galeria do clube, onde atuou até 2.006, antes do período da Copa do Mundo na Alemanha.

Já na Copa da Alemanha, Zé Roberto mostrou ao contrário de quase todos os jogadores brasileiros, uma eficiência extraordinária e grande regularidade nos jogos do Brasil, até a sua eliminação nas Quartas-de-Final para a França de Henry e de Zidane. Ao final da Copa Zé foi eleito um dos 23 melhores jogadores do certame, e merecidamente único brasileiro a integrar a lista.

Aos 32 anos, e com grande experiência internacional, Zé Roberto decidiu retornar ao seu país, acertando com o Santos. No time de Luxemburgo, Zé Roberto ganhou nova posição, meia-armador, sendo o camisa 10 do time, a referência e assim ganhou um novo "status" dentro do futebol.



No Santos Zé Roberto fez jogos memoráveis, principalmente na Libertadores, quando foi decisivo várias vezes e, quase levou o time praiano à final, faltando apenas um gol para o time avançar.

Zé Roberto agora está de volta ao Allianz Arena, e os torcedores do Bayern já podem comemorar novamente, pois ele já disse "O Bayern é favorito ao título", e junto com Ribéry, Luca Toni, Podolski e Altintop, Zé Roberto promete levar o Bayern de volta a Champions League em 2.008.
O Bayern e o futebol mundial estão anciosos, para ver a reestréia de Zé Roberto, que será no dia 11/08 contra o Hansa Rostock, em Munique.

Ficha-Técnica
Nome: José Roberto da Silva Júnior
Data de Nascimento: 10/07/1974 Local: São Paulo (SP) Altura: 1,72 metros Peso: 71 Kg Clubes: Portuguesa de Desportos (1994-1997), Real Madrid – ESP (1997-1998), Flamengo (1998), Bayer Leverkussen – ALE (1998-2002), Bayern de Munique – ALE (2002-2006-2007) e Santos (2.006-2.007) Títulos: Copa América 1997 e 1999 (Seleção Brasileira), Copa das Confederações 1997 e 2005 (Seleção Brasileira), Liga dos Campeões da Europa 1998 (Real Madrid), Torneio Palma de Mallorca 1998 (Real Madrid), Campeonato Alemão 2003, 2005 e 2006 (Bayern de Munique), Copa da Alemanha 2003 e 2005 ( Bayern de Munique ), Copa da Liga Alemã 2005 (Bayern de Munique) e Campeonato Paulista 2.007 (Santos).