
O Craque do mês de Novembro é Larsson, atacante sueco que infelizmente se despediu dos gramados, na quarta-feira passada e que foi sem sombra de dúvidas, um dos grandes jogadores de futebol do planeta.
Larsson começou sua vitoriosa carreira, no pequeno clube sueco do Högaborgs, onde atuou de 1988 até 1991. Suas belas atuações, logo chamaram a atenção do naquela época "poderoso" Helsingborgs, um dos clubes mais populares da Suécia.
Nos dois anos de Helsingborgs, Henrik Larsson fez nada mais do que 50 gols, em 56 jogos. Obviamente, que o Campeonato Sueco é fraco, porém, Larsson foi espetacular. No mesmo ano de 1993, o atacante se transferiu para o Feyenoord, da Holanda. Nos países baixos, os números de Larsson foram: 26 gols, em 101 partidas. No meio da temporada 96/97 o craque se transferiu para o Celtic, da Escócia.
Foi na Escócia que Larsson teve um dos períodos, mais brilhantes de sua carreira. No Celtic o sueco foi artilheiro por cinco vezes do campeonato local, e recentementee foi eleito pelos torcedores da equipe, como o único não-escocês a figurar na lista do time dos sonhos de todos os tempos. Os números de Larsson, em sete anos de Celtic foram: 221 jogos, e anotou 174 gols. Estes números favoráveis, chamaram a atenção em 2004 do Barcelona, que o contratou por "apenas" 3 milhões de euros.

No Barça, o sueco fez belas partidas, sendo a principal delas na finalíssima contra o Arsenal, em partida válida pela Champions League, no ano de 2006. Naquele jogo Larsson fez 2 passes decisivos, que resultaram nos gols de Eto'o e Belletti. Após ficar 2 anos no clube catalão, o atacante retornou ao Helsingborgs em 2006. Vale lembrar que no ano de 2007, Larsson atuou em sete jogos com a camisa do Manchester United e fez 1 gol.
Pela seleção sueca, o craque jogou 3 Copas do Mundo e se a Suécia se classificasse para o Mundial de 2010, ele confirmou que continuaria jogando pelo seu país. Larsson teve a oportunidade de atuar ao lado de grandes jogadores, como: Brolin, Dahlin, Andersson e recentemente com Ibrahimovic, considerado por muitos o seu legítimo sucessor.
No dia 28 de Outubro de 2009, Henrik Larsson fez seu último jogo como profissional, defendendo as cores do Helsingborgs contra o Djugardens. Seu time foi derrotado por 2 x 0, mas o que valeu mesmo foram as homenagens, a este grande jogador que foi Henrik Larsson. Na minha opinião, um craque de bola. "Larsson eterno".
Ficha-Técnica
Nome: Henrik Edward Larsson, Data de nascimento: 20 de Setembro de 1971, Local de nascimento: Helsingborg, Suécia, Altura: 1,77 m Peso: 71Kg, Posição: Atacante (aposentado).
Títulos: Feyenoord: Copa dos Países Baixos 94 e 95. Celtic: Campeonato Escocês: 98, 01, 02 e 04, Copa da Liga Escocesa: 98 e 01 e Copa da Escócia: 01 e 04. Barcelona: Liga dos Campeões: 2006 e Campeonato Espanhol: 2005 e 2006. Helsingborgs: Copa da Suécia: 2006 e Manchester United: Campeonato Inglês: 2007.