
Apelidado pela torcida do Boca de "Topo Giggio", Riquelme começou a sua vitoriosa carreira no Argentinos Juniors no começo da década de 90, ficando no clube até 1.996, quando foi contratado pelo Boca Juniors. Seu primeiro grande título ocorreu com o Boca em 2.000, quando seu time saiu campeão ao bater o Palmeiras na grande decisão da Copa Toyota Libertadores.
Em 2.002, fracassou com a seleção argentina na Copa do Mundo Japão/Coréia do Sul, mas mesmo assim acabou negociado com o Barcelona e chegou ao time com "Status" de craque. Começou muito bem no Barcelona, mas logo caiu no esquecimento e foi negociado com o Villarreal, onde o seu futebol renasceu novamente e juntamente com Forlán, José Mari, Marcos Senna e Sorín levou o time até então desconhecido por muitos, às Semi-Finais da Liga dos Campeões 2.005/2.006, mas naquele jogo contra o Arsenal, Riquelme perdeu um pênalti no último minuto que poderia ter levado seu time a finalíssima contra o Barcelona.
Nessa época, estava torcendo muito para o Villarreal avançar, e quando Riquelme perdeu aquela chance de ouro, comecei a chamá-lo de pipoqueiro, achando que em jogos decisivos ele não era notado em campo. Mas com muita hombridade, dei o braço à torcer quando "Román" acabou literalmente com o Grêmio, nos dois jogos finais da Libertadores e como a muito tempo não se via, decidiu praticamente sozinho o duelo para o clube argentino.

Riquelme é um jogador de estilo clássico, hoje meio escasso no futebol, capaz de fazer jogadas como aquela que achei belíssima no primeiro jogo em La Bombonera, quando deu um "drible curto" no zagueiro Teco e arrematou perfeitamente no gol do mediano goleiro Saja do Grêmio, que defendeu parcialmente, mas logo depois sofreu o gol.
Atualmente Riquelme está fazendo a diferença na poderosa seleção argentina, e está quase acertando sua transferência para o Atlético de Madrid, onde poderá reeditar a dupla com Forlán e atuar também com Cléber Santana, Petrov, Maxi Rodriguez e Aguero, e quem sabe levar o clube ao tão desejado título espanhol. "Vamos, vamos Román".
Ficha Técnica
Nome: Juan Román Riquelme
Posição: Meia/Armador Data Nascimento: 24-06-1978
Idade: 29 anos Nacionalidade: Argentina
Clube: Villarreal, emprestado ao Boca até Junho 2.007.
Posição: Meia/Armador Data Nascimento: 24-06-1978
Idade: 29 anos Nacionalidade: Argentina
Clube: Villarreal, emprestado ao Boca até Junho 2.007.